Regional Centro-Leste de Atletismo e Natação

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro/site

O primeiro dia do Circuito Caixa Loterias Etapa Regional – Centro Leste, que ocorre em Uberlândia até este domingo, 19, foi marcado pelo forte calor e pela consagração de jovens talentos do atletismo e da natação. Natural de Campo Grande (MS), a adolescente Gabriela Mendonça, de apenas 14 anos, conquistou três ouros: nos 100m (13s17), nos 200m (26s97) e no salto em distância (4.76m), todos na classe T13.

Recém-chegada à Seleção Brasileira de jovens – foi convocada pela primeira vez no início deste ano -, a velocista e saltadora é considerada novo talento no Atletismo e tem o recorde brasileiro no salto em distância (4.93m), conquistado no ano passado. Além disso, os tempos atingidos nos 100m e 200m durante toda a temporada de 2012 a fizeram terminar o ano em primeiro lugar no ranking nacional.

Com deficiência visual causada por toxoplasmose, doença que adquiriu ainda dentro da barriga da mãe devido à mordida de um gato, Gabriela já têm todos os índices necessários para competir nas etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias. No entanto, decidiu participar da última regional, em Uberlândia. “Quero chegar na Etapa Nacional e bater os recordes dos 100m e dos 200m, e ainda superar a minha própria marca no salto em distância”, almeja a adolescente, que começou no atletismo aos nove anos.

Enquanto Gabriela brilhou na pista do SESI Vila Olímpica, na piscina do Praia Clube, local das provas de natação, um dos destaques foi o goiano Ronaldo Bezerra, de 18 anos. O jovem mostra evolução nos tempos, fato que o levou a ser convidado para integrar a Seleção Brasileira de jovens. Com paralisia cerebral, Ronaldo compete nas classes S7 e S8, e fez 1min52s nos 100m peito (S7), na manhã de sábado, terminando em primeiro. “Nadei oito segundos acima do meu melhor tempo, mas, por tudo o que aconteceu comigo nestes últimos meses, estou feliz com a marca”, disse Ronaldo, que acaba de se recuperar de uma dengue. Nos 50m livre, terminou em segundo, com o tempo de 35s25.

Ronaldo conheceu a natação como forma de tratamento e passou a competir há quatro anos. Com os índices feitos para as etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias, o atleta tem metas ambiciosas para este ano. “Quero começar o meu caminho para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Sou jovem ainda e sei que tenho condições de representar o meu país em uma grande competição”, afirmou.

Quinze recordes brasileiros foram quebrados no primeiro dia de competições da Etapa Regional – Centro Leste. Todos no Atletismo. Destaque para Aniceto Antônio dos Santos, do Distrito Federal, que fez os 5.000m, classe T13, em 15min51s57, superando a marca anterior de 16min10s68, feita por Nelson Trajano, em junho de 2008.

A competição em Uberlândia é a última etapa regional. Mais de 1.420 atletas participaram das etapas anteriores (Norte-Nordeste; Rio-Sul e São Paulo). Os índices conquistados pelos atletas nesses regionais são classificatórios para as fases nacionais, que serão realizadas a partir de junho. Além dos atletas que atingiram as marcas, as etapas nacionais contam com os 50 primeiros no ranking, entre os quais estão os velocistas e campeões para(o)límpicos Yohansson do Nascimento e Alan Fonteles. A primeira etapa de 2013 será em São Paulo, de 7 a 9 de junho. Depois, os atletas seguem para Porto Alegre, em setembro, e encerram o calendário nacional em novembro, em Fortaleza (CE).

FONTE: CPB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s